terça-feira, 19 de abril de 2011

Determinados fatos acabam salvando o dia...



Primeiro, no supermercado, eu me encaminho até duas pessoas para pedir uma informação...

- Bom dia, por favor, vocês sabem onde posso encontrar trigo para quibe? - Um deles tem uma camiseta com o design da Ferrero Rocher, e o outro, o uniforme do supermercado que, ao escutar seu celular tocando, ignorou completamente minha pergunta atendendo-o de imediato. O rapaz dos chocolates reparou na situação constrangedora e, meio sem jeito, procurou ajudar-me da melhor forma possível.

- O senhor pode me acompanhar? Acho que é por aqui... então... vejamos... acho que é... ahhh, não falei!? Olha só, trigo para quibe, certo???

Realmente, a solicitude e a simpatia desse jovem conseguiu amenizar a bronca com a qual olhei para o outro...

- Na boa, mas teu amigo realmente é meio "casca-grossa", hein? Nem ao menos um "um instante, por favor", ou algo parecido... se eu fosse um cara do mal, tranquilamente iria tentar prejudicar esse cara sem educação reclamando com a gerência! - E não é que o sr. Rocher teve mais jogo de cintura ainda!?

- Então, dotô, vai um ovo da Ferrero aí!? Tá chegando a Páscoa, tem as pessoas que o senhor gosta, né!? Chocolate do bom...

- Na verdade, faz tempo que a Páscoa nada significa pra mim, amigo, eu e a família não vamos atrás disso...

- Mas é um dia especial, vocês trocam presentes e coisa e tal...

- Tudo criado pela imaginação fértil de quem quer convencer milhões de pessoas a consumirem os tais óvos de Páscoa, certo? Presente a gente pode trocar a qualquer hora, quando der vontade, sem compromisso de merchandising.

- Ahhh, aí o senhor tá certo, sim! E no final de tudo, tem de ter dinheiro sobrando no bolso pra ir atrás de tudo que se inventa, né!?

- Exatamente! O que você acha de eu criar o "dia do Osmar"? A gente poderia inventar algumas coisas pro público consumir mais e mais, né!? Mas o beneficiado maior teria de ser eu...(risos)

- Ééé, pode crer, dotô, o senhor tem razão! Mas é dificil a gente sair dessa, né?

- Bastante, amigo, mas não impossível... eu já estou fora disso, graças a mim! (mais risos)

- Poxa, legal bater um papo com o senhor, obrigado pela atenção, viu!? Tudo de bom...

- Obrigado eu, valeu pela atenção!




Depois, na banca de jornal...

- Nossa, já está no número 4 a coleção "clique a clique"?

- Pois é, o senhor levou só o número 1, né?

Eu estava com pouca grana no bolso...

- Então, guarde os outros três pra mim, você sabe que eu venho buscar, certo?

- Eu sei, sim, pode deixar.Repentinamente, percebo que o preço dos outros exemplares não era mais igual ao do lançamento, R$9,90, mas, sim R$19,90!!!

- Pô, mas que sacanagem, os caras lançam a um preço, fazem a cabeça do consumidor e, depois, mostram o que estava escondido!!!

- É isso mesmo, eles fazem um tipo de "maquiagem" no produto pra depois mostrar a cara verdadeira!

- Ahhh, não gostei disso, é propaganda enganosa, não acha? Depois dessa, vou repensar se continuo a colecionar... que saco!

- Olha, sinceramente? Eu, se fosse o senhor, não colecionava, não! Olhe só (mostrando o índice dos volumes a serem publicados), este não é importante. Este aqui o senhor vai utilizar pra alguma coisa? E este outro, se quizer, eu sei ensinar o senhor como mexer com fotoshop... na boa!

- Ahhh, eu agradeço pela atenção, não é necessário isso, mas, cá entre nós, o que você acha disso?

- Sinceramente mesmo? Eles vão ficar com material encalhado e, depois, vão vender a preço de banana, sabe, tipo "leve dois, pague um"...

-Sério mesmo?

- Pode acreditar no que estou falando, eu conheço isso há muito tempo, tenho experiência! Mas, tô falando sério, se quizer, posso dar alguns toques pro senhor, algumas dicas, porque conheço um monte de coisas...

- Pô, amigo, eu te agradeço mesmo, sabe, e vou repensar nisso que acabou de me falar; tô achando que você tem razão, esse pessoal quer mesmo é enfiar os produtos na cara do consumidor! Olhe, se até amanhã não vier buscar, pode deixar de reservar pra mim, ok? Por enquanto, te agradeço mesmo, amigo, a gente volta a se falar, muito obrigado mesmo, até amanhã!

- Falô!

Às vezes, para o bom entendedor não é necessária palavra alguma! E voltei a ficar bem humorado...






2 comentários:

  1. Você é um contador de "causos", é como se estivesse contando pra mim, com uma naturalidade e simplicidade difícil de serem traduzidas em textos escritos, deveria praticar mais aqui no blog!
    Parabéns,
    beijo-celta
    Carmo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Osmar!
    Passando para agradecer a vista ao Salto15 Vermelho e convidá-lo para retornar mais vezes. Cérebros saboreáveis são sempre bem-vindos.

    Beijo grande e abraço na alma.
    Diva L.

    ResponderExcluir