terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O filho que Ela queria ter...




Domingo, 01 de Fevereiro, praia deliciosa do litoral sul, véspera do Dia de Iemanjá... É, fiquei muito contente pela oportunidade que me foi dada de estar por lá nesse dia abençoado; vela azul na mão, caminho em direção à imagem desse Orixá que tanto amo. E vou me preparando, numa oração silenciosa que mais é um pedir licença à minha mãe de cabeça, Iansã...

"Minha Mãe, a senhora sabe que sou teu filho, que muito te amo, mas também sei do ciúme que tem pela Senhora dos Mares - e sou culpado disso, eu sei! fazer o quê!? Eu sempre pensei que Ela era dona de minha cabeça , que engano o meu!"

Vento forte, muito forte, até parece que vem um vendaval... à medida que me aproximo cada vez mais, um medo infantil toma conta de mim...

"Epa Hei, Oiá,Epa Hei!n Sei que a Senhora está com muito ciúme de mim,mas onde tem ciúme significa que tem muito amor... Então, em nome desse amor por mim, me permita agradecer a energia de minha querida Iemanjá com esta vela, por favor! A Senhora sabe que no fundo, bem no fundinho da verdade, eu sou o filho que Ela gostaria de ter, não é mesmo!? Então, com Vossa licença..."

E não é que o vento vai amenizando e amenizando e amenizando até tornar-se brisa suave, como um dengo carinhoso!? Já bem próximo, faço um cumprimento respeitoso - "Odoiá, querida Senhora, Odoiá!" E percebo que ela dá um aceite muito sutilmente, e me sinto honrado com isso... Acendo a vela e faço uma oração singela e sincera, e lá deixo meu coração.

Na hora de voltar, olho pro mar e caminho até ele; quando estou com a água até a cintura, faço uma saudação com as mãos, um agradecimento à minha mãe Iansã...

"Epa Hei, Oía, minha Mãe, obrigado, viu!? Eu sei muito bem o amor que abunda de Vosso coração... Estou muito feliz e agradecido, viu!? Devo essa prá Senhora!"

Ééé, o amor se faz presente de diferentes formas...

2 comentários:

  1. Você esqueceu de dizer que estávamos juntos,
    saudando Iemanjá, nossa mãe postiça, de coração; e que pedíamos pelo nosso amado lar, harmonia e felicidade prá nós... e tudo mais, que sabemos que merecemos.
    O bonito do teu texto... é que é verdade!
    ODOIÁ, Iemanjá!
    Carmo

    ResponderExcluir
  2. Sim, é verdade, da mesma forma que uma oração é um mistério... O importante foi a magia da conexão, só isso! Obrigado pelo comentário...
    Osmar

    ResponderExcluir