segunda-feira, 9 de março de 2009

E por falar em escrever...




Pois, sim, já faz um bom tempo desde minha última postagem, mas, cá prá nós, isso importa? De repente, escrever por escrever, encher linguiça por encher, tanto faz, não é mesmo!? Muitas vezes não bate uma vontade daquelas de botar coisas no papel que assustariam até o próprio diabo!? Pois é, temos de ser "cidadãos moderados", então tá!!!


Na verdade, estou muito feliz por ter tido uma vez mais a oportunidade de deleitar meus olhos e minha alma lendo Ferreira Goulart - alguém o conhece? Além de poeta sensibilíssimo, é um crítico de arte com 79 anos e dono de uma lucidez incomum. Se for prá ficar velho assim, com esse naipe, já quero entrar na fila das encomendas!


Dentro dos moldes de meu ceticismo, foi maravilhoso ter lido uma recente entrevista do poeta que me brindou com frases bombásticas que farão meu racional e meu espírito elocubrarem o resto de minha vida, tais como - "gostaria de acreditar que Ele (Deus) existe, mas não acredito, uma pena. Os homens anseiam uma condição sublime, e não foi à toa que O inventaram, ou seja, para que Ele os criasse! Se pensarmos direito, perceberemos que todas as coisas abstratas e concretas que a humanidade constrói tem a condição de dar significado á vida e, não raro, um significado especial..."


Poxa vida, pensando bem, em Goulart sendo um cético e eu também, jogamos num mesmo time quanto à figura divina. Porém, o que difere em nós dois é exatamente o fato de ele acreditar no fim único de tudo e de todos, sendo a morte a consumadora e executora disso, ao passo que eu consigo conceber uma energia divina articuladora de "n" energias cósmicas responsáveis por toda essa salada infinita... Já imaginaram se o tal Deus, onisciente e plenipotente, fosse realmente julgar a todos nós no propalado e temido Dia do Juizo Final!? Um corpo de réus considerável e, ao mesmo tempo, inconcebível, se Ele começasse a chamar um por um, desde Adão e seu "caro pedaço" Eva... e, pior ainda, levando-se em consideração que os humanos têm a prepotência e o atrevimento de propalarem aos quatro ventos que foram feitos "à semelhança do Pai"... ai,ai, ai, aí é que reside o perigo, pois quero crer que tal tribunal não passaria imune aos olhares sedutores da corrupção humana! Retornando à tal energia divina, e crente no que podemos chamar de "livre arbítrio", sinto determinadas coisas passarem por mim de forma mais amena, sem a contundência e o peso que as mesmas acarretavam em meu emocional e em meu coração há anos atrás! Tudo fica mais simples, tudo fica mais claro e coerente, portanto, temos de evoluir, seja no plano espiritual ou no plano material, mas temos de evoluir, e quem não evoluir, ficará prá tras nesta selva humana e logo, logo, irá para outros mundos vibracionais inferiores fazer companhia a outros(as) figurinhas teimosas que não souberam aproveitar a dica, certo!?


E quando o poeta fala sobre o capitalismo!? - "Como a natureza, o capitalismo é invencível! É feroz, cruel, brutal, é amoral, e se alimenta de crises! Não demonstra piedade por nada e por ninguém..."


Sniff, sniff, frustrado fico e ficarei, pois uma nesga de expectativa positiva quanto ao fim do sistema capitalita sempre inflamou e alimentou minhas esperanças de cidadão, principalmente num momento como este em que diversas profecias cósmicas pretendem justificar esse tão esperado "gran finalle"... quem sabe eu ainda poderia estar vivo para aplaudir de pé (de pé!?) uma coisa assim tão fenomenal! Mas, sabe, parei prá pensar nas suas palavras e cheguei à conclusão que esse tal capitalismo é algo que realmente se desenvolve espontâneamente (como a própria natureza) e, como ele deixa bem claro, alimenta uma tênue ilusão milionária na mente de milhões/bilhões de pessoas para, de repente, promover a ascenção de um novo Bill Gates e, assim, justificar uma vez mais que só não aproveita a oportunidade quem realmente não quer!!!


Já que o capitalismo continuará com toda sua força, só me resta tentar chegar à conclusão de como esse sistema sobreviverá, haja visto que está firmado, confirmado e coroado em meios de produção e lucro que, por sí só, fazem parte de uma teia de interesses mesquinhos arquitetados por mentes que não quererão abrir mão das polpudas fatias lucrativas que os diferentes segmentos do mercado abraçam, tais como moda, estética, literatura barata e fútil engajada em conceitos seculares, a própria medicina interesseira, os laboratórios, a indústria automobilística, tudo isso e mais, engajado em falso códigos de ética e conceitos maniqueístas religiosos que, direta ou indiretamente, acabam apoiando isso tudo, afinal, "a vida é eterna, o paraíso te espera"!!!Pois é, então também quero uma passagem prá esse tal Paraíso, vocês não querem!?!?!?


Então, só me resta parar por aqui e ir-me embora prá casa em estado de extrema frustração! Mas, como não há uma só medida prá tudo, tenho o consolo de saber e sentir que essa energia a quem chamam de Deus - e que está presente em tudo e em todos - também está presente nessa figura incrível que é Ferreira Goulart e, mesmo com essa tênue linha divisória que separa nossos pontos de vista, a esperança e a fé são duas características que permeiam a ele e a mim... ainda bem que temos algo em comum!


Fui...



2 comentários: